O MUNDO É VERDADEIRO
Capacidade de julgar.
Para iniciarmos um processo de aprofundamento de nossa relação de conhecimento, preencha um breve formulário de interesse que se encontra no link acima.
Essa etapa é muito importante para que sua jornada de transformação seja rica de conteúdo e conhecimento sobre a pedagogia Waldorf. Como essa fase é de um processo personalizado, se tiver interesse destinado para mais de um filho, solicitamos o preenchimento para cada um deles.
Coral do Ensino Médio da EWRS
Apresentação da obra Carmina Burana no
Auditório do Ibirapuera
Dezembro de 2018
Ritual da fogueira na Festa de São João pelos alunos do 12º ano, parte de uma das muitas cerimônias nas quais participam ao longo do ano e que representam o encerramento desta jornada e preparação para a entrada na vida adulta.
No Ensino Médio queremos desenvolver o raciocínio intelectual, cuidar das forças criativas e contribuir para a formação do caráter dos nossos jovens, fortalecendo igualmente o intelecto, os sentimentos e a vontade. As matérias na Escola são nosso instrumento para que o jovem trabalhe e possa desenvolver estes pontos.
Além das matérias regulares, é oferecido aos jovens um programa de estudos ampliado, permitindo-lhes uma rica variedade de experiências. Incluem-se nestes estudos cursos de: História da Arte e da Arquitetura, Música, Pintura, Escultura, Cerâmica, Teatro, Coral e Orquestra, Trabalhos em Metal, Litografia, Encadernação e Tecelagem.
No terceiro setênio o jovem desenvolverá sua capacidade de julgamento através do uso pleno de seu raciocínio, de seu pensar.
O jovem quer atuar, questionar, entender o mundo que o rodeia e o mundo interior que ele começa a experimentar, com uma nova dimensão de sutilezas. Suas posições, perante o mundo verdadeiro que ele experiencia, são críticas e levam-no a buscar ideais. O ensino precisa estimulá-lo a refletir sobre a realidade externa e sobre si mesmo, propiciando uma postura pró-ativa em relação ao mundo.
Educar o pensar é o desafio do Ensino Médio. Um pensar que possa transcender posturas e comportamentos unilaterais, e que privilegie a procura sadia pela própria individualidade.
As atividades no Ensino Médio continuam seguindo o formato de aulas de épocas e de matérias, com a grade horária das duas primeiras aulas da manhã dedicadas a um conhecimento aprofundado durante 3 ou 4 semanas sobre um tema específico. Entretanto, diferente do Ensino Fundamental, as aulas são todas ministradas por professores especialistas.
Depois de 8 anos com um professor que conduziu a sala, cada classe passa a ter um tutor escolhido pela escola, que vai orientar o grupo, acompanhá-lo em viagens e coordenar as atividades. Uma vez por semana, os alunos se reúnem em grupo com o tutor para tratarem de questões relacionadas à classe, assuntos gerais ou um tema específico. Uma das tarefas do tutor é ajudar os jovens a desenvolverem autonomia na resolução de conflitos.
Viagens de aprofundamento, Teatro e Trabalho de Conclusão de Curso
No Ensino Médio, o jovem participa das seguintes viagens:
Além da programação de viagens, no 12o ano há o estudo, ensaio e apresentação de uma peça teatral. Neste trabalho o jovem exercitará o trabalho coletivo, a aceitação de si e do outro, a responsabilidade de se construir algo em conjunto, compreendendo e enfrentando seus medos e potencialidades.
Ainda no 12o ano, os alunos elaboram um Trabalho de Conclusão de Curso. Este trabalho é apresentado para a comunidade escolar, fruto da pesquisa de um tema de interesse do aluno, onde ele se apropria de um conhecimento do mundo, a partir de pesquisas e questionamentos, exercitando seu pensar de forma plena.
Coral e Orquestra do Ensino Médio
A cada ano uma peça musical é trabalhada com o coral formado por todos os jovens do Ensino Médio e apresentada à comunidade escolar. Os alunos podem também optar por participar da Orquestra do Ensino Médio.
Do tear ao computador
Fazendo tricô ou tecelagem, trabalhos de escultura, marcenaria, lapidação, metal e computação, os jovens desenvolvem habilidades que incentivam igualmente todas suas capacidades. Hoje as exigências profissionais ultrapassam uma aprendizagem unilateral. Estará apto, inclusive para profissões altamente especializadas, aquele cujo conjunto de habilidades é desenvolvido de maneira abrangente, integrada e harmoniosa.
No Ensino Médio, o aluno é avaliado por meio de provas e/ou trabalhos individuais, assim como por sua participação, interesse e envolvimento nas aulas e atividades propostas. Durante o ano, ele receberá um Boletim Quadrimestral e, ao final, um Boletim Descritivo, que traz um panorama completo de seu aproveitamento.