Toda criança no ensino fundamental carrega em si, latente, a pergunta: vale a pena estar no mundo? A resposta que ela espera é: Vale! Vale a pena, pois o mundo é belo!
Como a escola pode atender a essa expectativa intrínseca? Apresentando à criança, por meio da mirada sobre o mundo que cada disciplina curricular oferece, a beleza que nele vive. Como fazê-lo? Colocando em prática a arte de educar, ou seja, transformando cada aula em uma obra de arte. Para tal, o professor lança mão dos conhecimentos sobre os conteúdos que serão apresentados e, principalmente, coloca em prática a compreensão amorosa de quem é cada criança a quem serão desvelados, de forma didática e variada.
Na escola Waldorf, é dessa maneira que os temas escolares chegam aos alunos do Ensino Fundamental. Por meio de narrativas cuidadosamente preparadas e de vivências significativas, é estimulada a vontade de conviver, de aprender, e de ser. Os saberes do mundo, relacionados com o ser humano, cultivam a autoestima, o amor ao próximo e o respeito pela natureza.
No currículo, às disciplinas que todos conhecemos, como português, matemática, geografia, história, ciências, educação física, somam-se a música, as artes plásticas, os trabalhos manuais, as artes aplicadas – com argila e madeira, a euritmia, a dramaturgia, a jardinagem, todas convivendo e enriquecendo-se mutuamente.
Apresentações artísticas para a comunidade escolar, peças de teatro, viagens de estudo fazem parte do currículo, promovendo o entretecer das diversas matérias, desenvolvendo a criatividade e ampliando a visão de mundo, aprofundando e coroando um processo vívido de aprendizagem.